ūüďĆ MANICOR√Č √Č REPRESENTADA EM REUNI√ÉO SOBRE GARIMPEIROS EM BRAS√ćLIA.

Os parlamentares da bancada do Amazonas no Congresso se reuniram, ontem quarta-feira (1¬ļ), na lideran√ßa do MDB no Senado, com quatro prefeitos, vereadores e representantes de garimpeiros do rio Madeira a fim de buscar uma solu√ß√£o para as fam√≠lias que extraiam o ouro de forma artesanal e tiveram suas balsas destru√≠das pela a√ß√£o da Pol√≠cia Federal (PF). Os prefeitos, vereadores e representantes estiveram buscando apoio da bancada para que os extrativistas minerais familiares possam voltar a trabalhar e que suas balsas, que s√£o seu √ļnico patrim√īnio e moradia, n√£o sejam destru√≠das.
Na ocasi√£o, tamb√©m falaram da import√Ęncia dessa atividade para a economia dos munic√≠pios, que gera emprego e renda.
Um dos assuntos que foi discutido foi o estabelecimento de regras ambientais e de ocupa√ß√£o dos leitos dos rios para a explora√ß√£o dessa atividade garimpeira; tamb√©m discutiram a organiza√ß√£o desse setor por meio de cooperativas e associa√ß√Ķes ativas; os munic√≠pios se compromissaram, por meio de suas secretarias de meio ambiente e assist√™ncia social, em fazer o cadastramento das fam√≠lias que exercem o extrativismo mineral familiar, e discutiram a possibilidade de estabelecimento de Termo de Ajustamento de Conduta.
Os prefeitos dos munic√≠pios entregaram √† bancada de parlamentares do Amazonas um requerimento convidando os senadores e deputados para participarem de Audi√™ncias P√ļblicas no m√™s de janeiro de 2022 nos munic√≠pios da Calha do Madeira para que esse tema e as demandas desse setor sejam discutidos com mais profundidade.
A caravana que foi a Bras√≠lia foi composta pelos prefeitos de Humait√° (Jos√© Cidenei do Nascimento – Dedei Lobo), Manicor√© (vice Paulo S√©rgio Machado Barbosa), Novo Aripuan√£ (Jocione dos Santos Souza) e Borba (Sim√£o Peixoto), representando o poder legislativo foram os presidentes de C√Ęmara Markson Barbosa de Manicor√©, e Manoel Domingos de Humait√° acompanhando o presidente da C√Ęmara de Manicor√© esteve o vereador Adriano Colares.

Os coment√°rios est√£o fechados.