A marinha do Brasil formou em Manicoré duas turmas com o total de 60 alunos no curso de aquaviários na categoria de marinheiro auxiliar fluvial de máquinas e convés finalizado nesta terça-feira (11). O curso envolveu noções de segurança no tráfego aquaviário e regras de navegação. Com o poio da Prefeitura de Manicoré, a Marinha do Brasil realizou o curso nas instalações da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
Foram duas turmas com cerca de 30 alunos em dois períodos de 10 dias para cada turma, totalizando 20 dias ininterruptos. Durante o curso, os alunos tiveram aulas teóricas em sala de aula e aula prática na lancha da Marinha no porto geral de Manicoré. Algumas das questões trabalhadas foram orientações e regras de segurança na navegação e no tráfego aquaviário, posicionamentos geográficos, aulas de primeiros socorros, manutenção básica de motores e orientações para evitar colisões e regras de comunicação.
O aluno do curso Matheus Mar que trabalha no transporte de crianças para escolas entre comunidades ribeirinhas comenta: “Com essa certificação estou legalizado com a Marinha e agora sei os riscos e acidentes que podem ser evitados”. O curso foi ofertado pela Marinha e realizado com recursos públicos da Prefeitura de Manicoré
Para o Capitão Tenente Valmir, gerente da Agência Fluvial de Humaitá, a importância do curso para a Marinha se dá por meio de três pilares: Segurança do tráfego aquaviário, proteção da vida humana e combate a poluição hídrica. “Para Manicoré, eu diria que tem um plus a mais, nós estamos formando aquaviários que vão fazer transporte escolar. A gente sabe das especificidades de locais que só se consegue buscar uma criança para ir à escola com rabeta porque uma embarcação de maior porte não chega e a gente está colocando a vida das nossas crianças nas mãos de pessoas que agora sabem o que estão fazendo e conhecem das regras de navegação” afirma Tenente Valmir.
Texto: João Prado
Leia mais em Manicoré:
Equipe da Semsa Manicoré participa do maior evento de saúde pública da América do Sul em Goiânia
Prefeitura inaugura escola na comunidade Jenipapo
Trabalho de ações e estratégias de saúde de Manicoré recebem destaque no XXXVI Congresso Conasems