Conselho Municipal realiza 108º reunião ordinária

O Conselho Municipal de Saúde de Manicoré realizou na manhã desta quarta-feira (22) sua 108ª Reunião Ordinária na sede da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).Neste encontro mensal, foram abordados diversos tópicos como:

• Viagem da UBS Fluvial
  • Novembro Azul: Conscientização sobre Saúde Masculina
  • I Congresso Intermunicipal e Interestadual das Regiões de Saúde do Rio Madeira e Purus
  • Relatórios do Fundo Municipal de Saúde no Portal da Transparência: Destaque para a importância da transparência na gestão pública
  • Campanha de Multivacinação
  • Campanha de MultiAção nas UBSs
  • Processo seletivo dos ACS, ACE e Microscopistas

Durante a reunião, o coordenador dos programas de Saúde ressaltou as ações realizadas no lago do Acará e os desafios enfrentados devido à estiagem. A coordenadora de vigilância em saúde enfatizou as iniciativas do Novembro Azul tanto na sede do município quanto nas áreas rurais. A coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI) discutiu as mudanças na Campanha de Vacinação contra a Influenza na região norte, destacando a MultiAção que ocorrerá neste sábado e reforçando a intensificação da vacinação para prevenção.

A coordenadora da atenção básica lembrou sobre a nova data (03/12) para a aplicação da prova do processo seletivo dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Agentes de Combate a Endemias (ACE) e Microscopistas, além de abordar as ações voltadas para a saúde do trabalhador e a realização da MultiAção, que acontece mensalmente. O presidente do CMS ressaltou a importância do acompanhamento dos conselheiros nas ações, demonstrando, assim, o compromisso contínuo da equipe em oferecer serviços de qualidade.

O Conselho Municipal é responsável por fiscalizar, acompanhar e monitorar as políticas públicas de saúde em diversas áreas, além de levar as demandas da população ao poder público. Ele também fornece subsídios para atividades orçamentárias e financeiras, propondo diretrizes para o processo de planejamento e avaliação do Sistema Único de Saúde (SUS).

Texto: Catarina Sampaio

Experiências de profissionais de saúde de Manicoré são apresentados no 74° Congresso Brasileiro de Enfermagem

Com exercícios e descontração, Ginástica Laboral retorna atividades com servidores na sede da Semsa