Como forma de combate aos frequentes incêndios florestais em Manicoré neste período de estiagem, o Corpo de Bombeiros do Amazonas (CBMAM) enviou para o município um reforço de oito combatentes que irão auxiliar nas ações de prevenção e combate aos incêndios. Os bombeiros irão trabalhar em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades) e brigadistas municipais como parte da Operação Aceiro 2023 do Governo do Estado do Amazonas.
Ao todo, foram enviados 74 bombeiros militares e 10 viaturas para a região sul do estado, concentrando os esforços nos municípios de Humaitá, Apuí, Boca do Acre, Lábrea e Manicoré, conhecidos como o “arco do fogo”. Grande parte das áreas afetadas pertence ao Governo Federal, portanto o Governo do Amazonas receberá apoio dos bombeiros da Força Nacional de Segurança Pública para auxiliar nas ações de combate aos incêndios nessas regiões.
A ação conta com a participação da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), brigadistas civis, Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama).
Texto: João Prado
Leia mais sobre Manicoré:
Prefeitura inaugura escola na comunidade Jenipapo
Prefeitura de Manicoré inaugura três novas escolas na zona rural