Esta época do ano, o tempo fica mais seco e a vegetação fica mais sujeita às queimadas. Por isso, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável — SEMADES, irá intensificar a fiscalização com relação às queimadas urbanas consideradas, crime ambiental, de acordo com a Lei de Crimes Ambientais, n.º 9605 de 1998 que, em seu artigo 54, descreve o crime de poluição, que consiste no ato de causar poluição, de qualquer forma, que coloque em risco a saúde humana, a segurança dos animais ou destrua a flora.
Semana do Meio Ambiente começa nesta terça-feira (01/06) e vai até o dia (05/06), a semana do meio ambiente, entre os objetivos da semana estão contribuir para a formação da consciência e a sensibilidade em relação às causas ambientais; apoiar a realização de ações que divulguem o conhecimento produzido na instituição e que permitam o diálogo entre esta e a sociedade.
O evento também busca incentivar a circulação de informações sobre a preservação dos recursos naturais, promover atividades que auxiliem no aprendizado como meio de promoção do desenvolvimento social, além de despertar o interesse da comunidade externa para as ações.