Tiro de Guerra de Manicoré torna-se um dos poucos no país a oferecer bolsa

No Brasil, somente as instalações de 5 municípios pagam o incentivo a seus alunos, confirma Tenente Diretor do TG 12-002

Em uma cerimônia realizada nesta terça-feira (4) no Centro de Convivência da família, bairro do Rosário, o prefeito Lúcio Flavio anunciou que a primeira parcela do Bolsa Atirador já está disponível a turma de 32 atiradores do Tiro de Guerra de Manicoré.

O benefício deverá servir como uma ajuda de custo para os atiradores comprarem objetos como barbeadores, graxa de sapato, sabonetes entre outros durante o período de prestação de serviço. A ideia de criar a bolsa surgiu em uma conversa dos militares do TG 12-002 Sentinela da Calha do Rio Madeira com gestores do município de Manicoré e foi aprovada no valor de R$ 300,00 reais mensais por unanimidade na Câmara Municipal.

Segundo o Tenente Guimarães, chefe do Tiro de Guerra de Manicoré, apesar de o valor ser simbólico, é um dos mais expressivos no país para alunos de instalações do tipo. “Temos uma boa parceria com a prefeitura e o legislativo, e através dela conseguimos a bolsa que é também um incentivo para os jovens”. Na cerimônia desta terça, o prefeito também assinou a ordem de reforma e ampliação das instalações do Tiro de Guerra 12-002 Sentinela da Calha do Rio Madeira na presença de autoridades do município e militares da instituição, a última reforma expressiva nas instalações da instituição foi em 2011.

O Tiro de Guerra de Manicoré

O TG 12-002 foi instalado no município em 1997, sendo apenas dois Tiros de Guerra no interior do Amazonas. Na instituição pertencente ao exército brasileiro, os jovens podem realizar o serviço militar obrigatório com as flexibilizações de poder estudar ou trabalhar sem precisar se deslocar do município de origem. Durante 40 semanas os atiradores (como são chamados os militares atiradores dos TG`s) recebem treinamentos específicos e ajudam o município em ações cívico sociais.