O município de Manicoré através da Coordenadora do PNI Josely Colares se destacou ao apresentar o trabalho de experiência exitosa sobre “Ações das equipes de saúde para o aumento da cobertura na população menor de um ano no município de Manicoré – AM” na Oficina Nacional do Projeto Imuniza SUS, sendo uma das 450 estratégias de fortalecimento das ações de imunização que receberam destaque em todo o país. O trabalho foi apresentado no XXXVII Congresso Conasems em Goiânia, no estado de Goiás, realizado entre os dias 16 a 19 de julho de 2023.
O Congresso Conasems, considerado o maior evento de saúde pública da América do Sul, teve como tema “O SUS que Falta no Brasil” e ocorreu no Centro de Convenções Goiânia. Além da participação de Manicoré, diversas outras secretarias municipais de saúde estiveram presentes, compartilhando experiências, discutindo desafios e promovendo o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
A representação de Manicoré contou com a presença de profissionais de diferentes áreas, como Cirurgião Dentista, Agente de Endemias, Agente Comunitária de Saúde e Assistência Farmacêutica. Além disso, as coordenações de saúde da SEMSA, incluindo Planejamento, Atenção Básica, Vigilância em Saúde, Programas da Atenção Básica, Nutrição, Programa Nacional de Vacinação PNI, Educação Permanente e Sistemas de Informação, também estiveram presentes, juntamente com os Gerentes do CAPS, UBS João Pereira e UBS Mãe Laurinda.
A participação de Manicoré na Mostra Brasil, Aqui Tem SUS e Oficina Nacional do Projeto Imuniza SUS demonstra o compromisso do município em promover a imunização e o fortalecimento das ações de saúde. Essa iniciativa contribui para o avanço da saúde pública no Brasil, compartilhando conhecimentos e boas práticas que podem ser replicadas em outros territórios municipais.
Texto: Catarina Sampaio/ João Prado
Leia mais sobre Manicoré:
Equipe da Semsa Manicoré participa do maior evento de saúde pública da América do Sul em Goiânia
Equipe da Semsa participa de workshop sobre gestão e planejamento em saúde na Fiocruz da Amazônia