1ª Conferência de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde

A Prefeitura de Manicoré, através da Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com o Conselho Municipal de Saúde, realizou na segunda-feira (10/06) a primeira Conferência de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde com os trabalhadores da rede SUS do município. Este foi um importante espaço de diálogo e planejamento para melhorias no âmbito do Sistema Único de Saúde de Manicoré.

Este evento marca um momento crucial para a saúde pública de Manicoré, focando em melhorias na gestão do trabalho e na educação dos profissionais de saúde. Essa conferência é um passo significativo na busca por um futuro melhor para a saúde em nosso município.

A conferência teve como tema: “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”. Foram trabalhados os seguintes eixos temáticos:
I – Democracia, controle social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação em saúde;
II – Trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático no SUS: uma agenda estratégica para o futuro do Brasil; e
III – Educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer: a saúde da democracia para a democracia da saúde.

Ao todo, 47 propostas foram aprovadas pelos trabalhadores do SUS, gestores da saúde e demais segmentos da sociedade manicoreense. Durante o evento, foram escolhidos 8 representantes das classes de Gestão da Saúde, Trabalhadores do SUS e Usuários do Sistema, que irão participar da Conferência Estadual que ocorrerá em agosto, em Manaus, onde defenderão as propostas para que sejam instituídas no Plano Estadual.