O recém-inaugurado Centro de Fisioterapia recebeu o nome de Bruno Eduardo, conheça a história do homenageado

Bruno Eduardo da Costa Gomes nasceu no dia 26 de julho de 1980, exatamente às 15h15mn, na Santa Casa de Misericórdia em Manaus. Aguardado com amor por seus pais Edson dos Santos Gomes e Magda da Costa Gomes e por seus avós Valdenor Campos da Costa e Sebastiana Souza da Costa, João Gomes Filho e Dolores Gomes, Bruno nasceu saudável para alegria de toda sua família.

Realizou seus estudos do Ensino Infantil até o Ensino Médio no Instituto Educacional Ida Nelson em Manaus, sendo excelente aluno e conquistando medalhas de Honra ao Mérito e destaques nessa escola. Durante as férias seu destino preferido era a cidade de Manicoré, sua terra do coração e berço de sua família materna. Após concluir o Ensino Médio, mudou-se para Manicoré, para trabalhar na Madeireira “Irmãos Costa”, de seu avô.

Carreira acadêmica

Em 2008, ingressou na Universidade Estadual do Amazonas (UEA / Manicoré) onde graduou-se em Educação Física, E a partir daí, iniciou a escrever sua história de ouro no campo da Saúde, Educação e Promoção Social. Um dos seus projetos foi a “Caminhada Matinal e prática de exercícios”, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) com os Idosos das Unidades Básicas de saúde (UBS) Mãe Laurinda, Lourival Dias e João Pereira de Oliveira(Policlínica).

Na escola Pedro Aguirre, desenvolveu um Projeto de Tênis de Mesa e no Complexo de Santa Luzia atividades físicas e recreações, envolvendo várias escolas. Para seu Estágio Supervisionado, escolheu a Escola Municipal Hamilton Soares, onde juntamente com seus colegas de turma, desenvolveram um grande trabalho na área esportiva e de recreação, orientando para o respeito e disciplina das crianças.

Carreira profissional

Em 2013, passou no Concurso da Secretaria Educação (SEDUC), com lotação para Manicoré. Inicialmente foi lotado na Escola Cônego Augusto Cunha, mas logo foi remanejado para a Escola Nossa Senhora das Graças (Educandário) onde abraçou o trabalho com as crianças do 3* ao 6* ano, preparando-os para os Torneios Interclasse, além de projetos culturais e esportivos da escola. Sua dedicação, rendeu a ele o título de Melhor Técnico dos Jogos Estudantis de Manicoré nesse ano de 2013.

Atuou na Secretaria Municipal de Esporte, onde coordenou a 1* Copa do Trabalhador e participou da Elaboração do grande Projeto Campeonato de Seleções Rurais do município de Manicoré. Foi designado para a Secretaria Municipal de Saúde, onde desenvolveu vários projetos voltados à saúde da família. Ainda nesse ano, atuou no Projeto Jovem Cidadão, no Centro Juvenil Salesiano de Manicoré e foi Instrutor de Informática no Centro de Educação Tecnológica de Manicoré (CETAM/Manicoré). Bruno Eduardo, foi o primeiro profissional, formado em Educação Física da UEA de Manicoré, a integrar o Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) e teve participação importante na Implantação de Academias Ao Ar Livre.

Teve importante participação nas Ações Intersetoriais da Saúde e Educação, realizando atividades do Programa Saúde da Família e ainda encontrava tempo para realizar visitas domiciliares. Tinha um carinho imenso por suas crianças e seus idosos. E sua participação na Quadrilha da Melhor Idade foi marcante por sua atenção e cuidado, não deixava nenhuma senhorinha sem par e tinha atenção especial para aquelas que eram sempre solitárias.

A luta contra o câncer

Ao final de 2013, Bruno Eduardo passou a enfrentar sérios problemas de saúde e em 2014 pediu licença para tratar de um câncer e precisou mudar-se para Manaus, onde iniciou seu tratamento, no entanto, sempre que podia, voltava à Manicoré. Em uma dessas visitas em setembro de 2013, já muito abatido entrou no Educandário pelo portão da Eduardo Ribeiro e veio andando pela quadra em direção a escola, as crianças saíram das salas e ficaram paradas, pareciam não acreditar no que estavam vendo. Depois saíram chorando e correndo na direção dele, e ele com toda calma abraçou a todos eles.

Bruno chegou a ir para São Paulo em busca da restauração de sua saúde, mas o câncer que o atingiu foi violentamente mortal. No dia 10 de dezembro de 2014, Bruno Eduardo da Costa Gomes faleceu, porém, deixou um legado de prestação de serviços na educação e na saúde do município de Manicoré.

Texto: Madalena Nascimento/ João Prado