Equipe de saúde de Manicoré participa de Workshop sobre formação profissional em contexto de vulnerabilidade em São Paulo

Nesta quarta-feira (29), a Secretária de Saúde de Manicoré, Maria Adriana Moreira, juntamente com o médico da equipe ribeirinha da comunidade de São Vicente, Bruno Fonseca, estão em São Paulo (SP) participando do Workshop: “Formação Profissional em Contexto de Vulnerabilidade: Avaliando a experiência, conectando vivências”.

O evento é um reflexo do impacto positivo dos estágios para residentes e preceptores no Brasil referente ao atendimento às populações vulneráveis, tanto ribeirinhas quanto pessoas em situação de rua. Esses estágios mostram-se fundamentais para capacitar residentes e egressos, proporcionando-lhes conhecimento para promover o contexto de saúde junto a essas populações. Os consultórios de rua em São Paulo e as comunidades ribeirinhas em cinco municípios do Amazonas (Barreirinha, Manaus, Manicoré, Nhamundá, Parintins) e dois municípios do Amapá (Laranjal do Jari, Santana) foram os ambientes onde essa valiosa experiência foi adquirida.

A presença de um gestor e um preceptor municipais que acompanharam os residentes neste projeto ressalta o compromisso e a conexão entre iniciativas como as residências médicas desenvolvidas pelo Hospital Sírio-Libanês (HSL) no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). Em parceria com a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), esse programa tem sido um pilar significativo na formação e na ampliação do alcance dos cuidados de saúde dentro do contexto desafiador das comunidades mais vulneráveis.

Texto: Catarina Sampaio

Leia mais sobre Manicoré:

Profissionais de Saúde recebem vacinação contra a Influenza

Programa Saúde na Escola realiza ações na Escola Municipal Aristeu Virgulino

Vigiágua, endemias e Vigilância em Saúde: Esse foi o tema do Programa Manicoré Podcast com a participação de profissionais da Semsa