Entrega de documento beneficia ribeirinhos com sustentabilidade

Na manhã do dia 19 de abril, a Prefeitura de Manicoré realizou a entrega de mais de 60 Termos de Autorização de Uso Sustentável (TAUS) para populações ribeirinhas no Centro de Convivência da Família. O documento permite o uso racional dos recursos naturais disponíveis na orla fluvial por comunidades tradicionais em localidades protegidas pela União.

O TAUS também facilita benefícios bancários como créditos e aposentadoria para os moradores que utilizam de forma sustentável e disciplinada os recursos dessas áreas de várzeas e mangues enquanto leito de corpos de água federais.

Nesta convocação, o TAUS foi entregue a agricultores de localidades como Democracia, Água Azul e Cachoeirinha e entre outras na zona rural de Manicoré.

A cerimônia de entrega contou com a presença do prefeito, membros da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMADES) e outras autoridades do município, além dos convocados para a entrega e público em geral.

“Esta é uma parceria feita junto com a prefeitura e no decorrer do ano de 2023, mais Termos de Autorização de Uso serão entregues”, completa o superintendente do Patrimônio da União Joel de Oliveira.

_ _ _

Texto – João Prado