Conselho Municipal de Saúde realiza 106º reunião ordinária na Semsa

O Conselho Municipal de Saúde de Manicoré realizou na manhã desta quinta-feira (21), a 106º Reunião Ordinária na sede da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Nesta reunião, as principais pautas foram:

•  Atualização do novo calendário das reuniões ordinárias
  •  Visita do CMS no novo Centro de Fisioterapia
  •  Viagens UBS Fluvial
  • Curso de Legislação Básica do SUS e Orçamento Público da Saúde da Escola de Contas do TCE/AM
  • Curso Online de Participação e Controle Social
  • Multiação de saúde em todas as Unidades Básicas
  • Ações realizadas no Agosto Dourado
  • Setembro Amarelo e Ações do CAPS – Mês que faz referência à prevenção do suicídio
  • Criação do POPs – Procedimento operacional padrão de Enfermagem no Hospital
  • Melhorias nos Equipamentos para Aprimorar o Atendimento em Saúde Bucal Municipal
  • Ações do Vigiágua
  • Piso salarial nacional de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiras no município.

Durante a reunião, uma assistente social e um enfermeiro enfatizaram a importância dos serviços de saúde mental para a população, ressaltando como as ações de conscientização sobre a prevenção do suicídio desempenham um papel fundamental de apoio a indivíduos em momentos vulneráveis e a família. Além disso, as ações do Vigiagua destacaram a importância da inspeção no município, garantindo a qualidade da água fornecida à comunidade, promovendo a saúde e a segurança de todos. Ambas as temáticas foram discutidas com ênfase, evidenciando sua relevância para o bem-estar da comunidade.

O Conselho Municipal fiscaliza, acompanha e monitora as políticas públicas de saúde nas suas diversas áreas, levando as demandas da população ao poder público, fornece subsídios para atividades orçamentárias e financeiras, propondo formulação de diretrizes para o processo de Planejamento e Avaliação do SUS.

Texto: Catarina Sampaio/ João Prado

Leia mais sobre Manicoré

105º Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Saúde promove nova mesa diretora para o biênio 2023/2024

Semsa divulga relatório de serviços e investimentos no município desde 2021, confira o documento:

Conselho Municipal de Saúde visita obra do novo Centro de Fisioterapia