Coordenações de saúde realizam reunião de alinhamento na Semsa

As coordenações de saúde de Manicoré, realizaram nesta segunda-feira (25), uma reunião de alinhamento na Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) com o objetivo de fazer o acompanhamento da execução das tarefas das áreas de saúde e estabelecer a direção estratégica da gestão para as ações futuras e conhecimento de todos os gestores e da população.

Durante o encontro, a Coordenação de Atenção Básica, em conjunto com a Coordenação de Planejamento, enfatizou a importância do Programa Saúde na Escola (PSE), com ênfase na prevenção da gravidez na adolescência e das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Isso será realizado por meio de palestras e apresentações educativas ministradas pelas equipes de saúde.

A Coordenação de Educação Permanente enfatiza que as atividades realizadas pelos profissionais de saúde resultarão na elaboração de um livro, um projeto que está em andamento desde o ano passado. Adicionalmente, a Coordenação de Vigilância em Saúde discutiu os procedimentos realizados nos atendimentos dermatológicos com a equipe do Alfredo da Mata. Estes atendimentos foram realizados de acordo com as triagens realizadas nas áreas de abrangência das Unidades Básicas de Saúde.

Durante a reunião também foi mostrado os resultados do 2º Quadrimestre de 2023; Informativo da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) de Setembro sobre a situação dos instrumentos de planejamento; foram destacadas as ações desenvolvidas: na assistência farmacêutica, no Vigiágua, no Setor de Endemias e reporte dos casos de malária e dengue, nos sistemas de informação da saúde, no programa nacional de imunização e das equipes de saúde bucal na sede e zonal rural do município.

Também foram ressaltadas ações alusivas ao setembro amarelo pelo CAPS e a iniciativa da MultiAção da Saúde, um evento mensal que visa promover o bem-estar da população de Manicoré durante os finais de semana. Este evento tem como objetivo atender aquelas pessoas que não conseguem comparecer durante a semana, que neste mês de setembro ocorrerá no dia 30 (Sábado).

Texto: Catarina Sampaio/ João Prado

Leia mais sobre Manicoré

Conselho Municipal de Saúde realiza 106º reunião ordinária na Semsa

Servidores da Semsa participam de curso sobre legislação e orçamento na saúde pública