Em meio a aplausos e fogos de artificio, Prefeitura inaugura novo Centro de Fisioterapia

A Prefeitura de Manicoré inaugurou na noite desta segunda-feira (25), o Centro de Fisioterapia Bruno Eduardo Costa, localizada na rua Eduardo Ribeiro, ao lado do Hospital Regional Dr. Hamilton Cidade. Durante a solenidade também foram entregues duas novas ambulâncias de diferentes tamanhos para adaptação de diferentes públicos.

A cerimônia contou com a presença de autoridades, familiares do homenageado e população em geral de Manicoré, onde o Prefeito Lúcio Flávio do Rosário, destacou a qualidade e a importância do local para o município: “Aqui nos temos equipamentos e espaço físico muito bom, profissionais da melhor qualidade para que possa atender toda as pessoas que precisam de atendimento na área de fisioterapia”

Já o vereador Yuri Reis, lembrou da importância da parceria entre Câmara Municipal e Prefeitura para feitos como este: “Aqui queria destacar a harmonia entre os poderes legislativo e executivo, que não tem o poder só de fiscalizar e aprovar os recursos públicos, mas também de prestigiar esta grande obra, que é uma referência na calha do madeira”.

Centro Municipal de Fisioterapia Bruno Eduardo Costa

O novo prédio foi construído com recursos próprios do município, em sua estrutura física conta recepção, salas de avaliação, triagem, cinesioterapia, eletroterapia, copa, vestuário, sala para turbilhão, lavabo, dois banheiros para pessoas com deficiência e um para funcionários. Na área externa, o Centro conta com uma piscina coberta e aquecida para realizar os serviços de hidroterapia.

Para o seu funcionamento, serão 12 funcionários sendo uma técnica de enfermagem, dois atendentes de saúde, três serviços gerais, um motorista e uma recepcionista, além dos quatro fisioterapeutas que são:

1. Kelem Costa Oliveira
  2. Juan Cleto Pontes de Oliveira (gerente)
  3. Renata Vieira da Silva
  4. Keliane Ribeiro Pinto

O Centro de Fisioterapia estará funcionando de segunda a sexta-feira, no horário das 7h às 11h, e das 13h às 17h.

Breve histórico da Fisioterapia em Manicoré

A fisioterapia é uma ciência da saúde aplicada ao estudo, diagnóstico, prevenção e tratamento de funções cinéticas funcionais de órgãos e sistemas. O primeiro fisioterapeuta contratado pelo município de Manicoré foi Charles Colares Sales, que atuou de janeiro de 2005 à fevereiro de 2016, onde passou a atender seus pacientes numa sala cedida pelo Hospital Dr. Hamilton Cidade.

No ano seguinte, em agosto de 2006, foi contratado o fisioterapeuta Alexandre Reis para reforçar os atendimentos no município. A dupla passou a atuar na Unidade Básica Mãe Laurinda, e em seguida na policlínica João Pereira de Oliveira.

Com o crescimento da demanda, foi inaugurado no dia 15 de dezembro de 2010, o Centro Municipal de Fisioterapia que passou a funcionar em um prédio alugado na rua Eduardo Ribeiro (em frente a policlínica João Pereira). Em outubro de 2011, foi contratado mais um profissional, o terapeuta Marcelo Olimpo.

Atualmente o município conta com 11 fisioterapeutas atuando em diferentes locais como no Hospital Regional Dr. Hamilton Cidade, na zona rural, no distrito de Santo Antonio do Matupi, na Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e no NASF, sendo quatro deles escalados para atuar no novo Centro de Fisioterapia Bruno Eduardo Costa, inaugurado nesta segunda-feira (25).

Quem foi Bruno Eduardo Costa

Nasceu na cidade de Manaus no dia 26 de julho de 1980, exatamente às 15h15mn, na Santa Casa de Misericórdia. Filho de Edson dos Santos Gomes e Magda da Costa Gomes, sendo seus avós Valdenor Campos da Costa e Sebastiana Souza da Costa, João Gomes Filho e Dolores Gomes.

Após concluir o Ensino Médio, veio para Manicoré, acompanhando sua mãe e foi na Madeireira IRMÃOS COSTA, de seu avô, seu primeiro emprego de Gerente atendendo a todos os clientes com atenção e responsabilidade.

Em 2008, ingressou na Universidade Estadual do Amazonas (UEA / Manicoré) onde graduou-se em Educação Física, e a partir daí, realizou diversos projetos no campo da Saúde, Educação e Promoção Social no município de Manicoré. Bruno faleceu em 10 de dezembro de 2014, após lutas contra um câncer maligno, porém deixando grandes contribuições na saúde e na educação em Manicoré.

Texto: João Prado

Leia mais sobre Manicoré

Conselho Municipal de Saúde visita obra do novo Centro de Fisioterapia

Em parceria com a Prefeitura, Agrônomos da Embrapa realizam curso preparatório sobre cultivo da banana