Embrapa implantará duas Unidades de Referência Tecnológica em Manicoré

A Empresa Brasileira de Pesquisa Científica (Embrapa) começou o processo de implantação de duas Unidades de Referência Tecnológica (URT) em Manicoré, com a chegada de dois engenheiros agrônomos no município. As URTs são um modelo de sistema de produção, implantados em área pública ou privada, visando à validação, demonstração e transferencia de tecnologias geradas, adaptadas e (ou) recomendadas pelo sistema nacional de pesquisa agropecuária, considerando as peculiaridades de cada região.

Essas URTs de Manicoré, se dedicaram à apresentar tecnologias no cultivo da banana pacovã em terra firme, tendo em vista os desafios dos produtores do município, que produzem o fruto em áreas de várzea por ser um solo rico em sedimentos, porém, no período da cheia dos rios, essas áreas são alagadas gerando menor produção no município.

Com apoio da Prefeitura de Manicoré, por meio da Secretária Municipal de Agricultura, Produção e Abastecimento (Semapa), as unidades serão instaladas, uma na área do Parque de exposições Domingos Galdino de Melo, e a outra possivelmente nas margens da estrada Feliciano Sá (estrada da Boca do Rio).

“Aquilo que foi pesquisado e descoberto com a tecnologia, será repassado aos agricultores, ou seja, eles vão lá (nas URTs), observam a unidade e assim, eles levam para a sua propriedade, tentam implantar igualzinho, isso chama-se transferência de tecnologia”, Explica o secretário municipal (Semapa), Luciano Melo.

O engenheiro agrônomo, Luadir Gasparotto, que veio ao município pela Embrapa, reforça: “O que a gente quer é que os produtores acompanhem pra ver como que faz a adubação, desfolha, um ciclo durante um ano. Nesse período, eles já podem aplicar na área deles, vai ficar sempre à disposição”.

O projeto foi aprovado por meio de uma emenda parlamentar do deputado estadual Sidney Leite, a previsão é que a unidade comece a funcionar no inicio da temporada de chuvas deste ano.

Texto: João Prado

Leia mais sobre Manicoré

Em parceria com a Prefeitura, Agrônomos da Embrapa realizam curso preparatório sobre cultivo da banana

Prefeitura de Manicoré inaugura três novas escolas na zona rural