Prefeitura de Manicoré inaugura três novas escolas na zona rural

A Prefeitura Municipal de Manicoré, por meio da Secretária Municipal de Educação inaugurou neste fim de semana três novas escolas nas comunidades de Nazaré do Retiro, Pau Queimado e Liberdade.

Juntas, as três unidades municipais de ensino somam cerca de 250 vagas que vão desde o ensino infantil até o ensino médio por meio do ensino tecnológico, além de poder receber turmas do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) em parceria com o Governo Estadual.

Os prédios das escolas foram construídos do zero para substituir antigas estruturas que foram mudadas para um local mais apropriado com obras adaptadas à área de várzea.

No sábado (1), a primeira foi a Escola Municipal São Francisco das Chagas localizada em Nazaré do Retiro, logo em seguida foi a vez da Escola Municipal Santo Antônio situada em Pau Queimado.

No domingo (3), a Escola Municipal Liberdade, na comunidade Liberdade foi entregue a população. As novas estruturas das instituições de ensino irão beneficiar estudantes das comunidades onde foram construídas como também toda a região.

As cerimônias de entrega contaram com a presença do prefeito Lúcio Flávio do Rosário, do vice-prefeito Paulo Sérgio Barbosa, de vereadores, lideranças políticas e comunitárias, além de professores, alunos e moradores.

Jomara Duarte, professora na nova Escola Municipal Liberdade confirma: “Com certeza os alunos vão ter uma dignidade maior de como ser recebido porque eu acredito que a escola é um segundo lar, o que era impossível de ver uma estrutura boa na zona rural, agora é possível”.

Foto: Prefeitura de Manicoré

Escola Municipal São Francisco das Chagas (Nazaré do Retiro)

O novo prédio conta com 4 salas de aulas, banheiros, diretoria, cozinha, sala dos professores, um refeitório e salão de convivência oferecendo até 124 vagas entre ensino infantil, fundamental e médio por meio do ensino tecnológico e futuramente o EJA. A escola recebeu o nome São Francisco em homenagem ao padroeiro da comunidade e começou a funcionar em 1977 de forma improvisada na casa de comunitários com pelo menos de 20 alunos. Com o tempo, a escola foi ganhando estrutura própria. Atualmente, a Escola Municipal São Francisco das Chagas ganhou novas instalações com melhor qualidade e conforto inaugurado em primeiro de julho de 2023.

Escola Municipal Santo Antônio (Pau Queimado)

Fundada em 1996, a escola começou a funcionar na casa dos próprios professores recebeu o nome Santo Antônio devido ser o padroeiro da comunidade de Pau Queimado, onde está localizada. O novo prédio da escola inaugurado em primeiro de julho de 2023 conta com 4 salas de aulas, sala dos professores, banheiros, secretaria/diretoria, cozinha, refeitório e área de convivência atendendo cerca de 80 estudantes da região.

Escola Municipal Liberdade (Liberdade)

A história da escola começou a pelo menos 50 anos quando professores reuniam seus alunos na própria residência ou locais improvisados como embaixo de árvores. Oficialmente a escola foi fundada em 15 de abril de 1996 na gestão do então prefeito Manual Galdino de Melo (Nena), ganhando um prédio próprio e recebendo o nome da própria da Comunidade.  Atualmente, a escola ganhou um novo prédio inaugurado em 2 de julho de 2023 atendendo cerca de 145 alunos do ensino infantil, fundamental e médio tecnológico da região conhecida como Onças, onde está localizada.

Texto: João Prado

Fotos: Gabriel Felix/ Bruno Araújo

SEMSA realizará Semana da Enfermagem

Em parceria entre Prefeitura de Manicoré e SEBRAE/Am: Agentes do desenvolvimento realizam capacitação em Manaus