Vigiágua, endemias e Vigilância em Saúde: Esse foi o tema do Programa Manicoré Podcast com a participação de profissionais da Semsa

Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), participaram nesta quinta-feira (16) do Programa Manicoré Podcast, do Projeto #SaúdeEmDestaque. O episódio contou com a participação especial da biomédica e Coordenadora do Vigiágua, Sabrina Melo, do enfermeiro Coordenador de Endemias, Alexsandro Félix, e da enfermeira Coordenadora da Vigilância em Saúde, Mariles Bentes.

Durante a participação, a Coordenadora Mariles enfatizou as doenças diagnosticadas no município, orientou sobre procedimentos em casos de acidentes com animais peçonhentos ou mordidas de cães e gatos, ressaltando a importância da vacinação antirrábica para controle e prevenção. Ela explicou o funcionamento da vigilância em saúde local, enquanto o gerente de endemias abordou casos específicos, notificações e a colaboração com os profissionais ACS e ACE, que mantêm contato direto com a população.

O objetivo é articular atividades e ações de vigilância em saúde para elaborar, implementar e monitorar programas na área. O coordenadora do Vigiágua também detalhou o papel dessa coordenação em Manicoré, destacando sua atuação na análise e monitoramento da qualidade da água, além de promover educação contínua, emitir laudos à população e atender solicitações, oferecendo orientações sobre a limpeza de torneiras, caixas d’água e distribuição de hipoclorito de sódio, conforme diretrizes do Ministério da Saúde.

Cuidados com a água são fundamentais para prevenir doenças como amebas, vírus, bactérias, rotavírus, hepatites, entre outras. O Gerente de Endemias abordou a atuação relacionada a doenças transmitidas por vetores, como mosquitos causadores de malária, dengue, chagas e leishmaniose. Ele destacou o trabalho com agentes de endemias e microscopistas, enfatizando ações de prevenção e notificação.

A live do Podcast está disponível no link abaixo:

Texto: Catarina Sampaio/ João Prado

Leia mais sobre Manicoré

Profissionais de saúde da Semsa falam sobre o Programa Nacional de Imunizações (PNI) em live de podcast

Profissionais da saúde participam de curso de rede de frio, gestão e atividades imunobiológicas

Conselho Municipal de Saúde realiza 4ª Reunião Extraordinária