Equipe da Semsa Manicoré participa do maior evento de saúde pública da América do Sul em Goiânia

Uma equipe técnica e de gestão da Secretária Municipal de Saúde (SEMSA) de Manicoré esteve presente no XXXVII Congresso CONASEMS, considerado o maior evento de saúde pública da América do Sul, reunindo este ano, mais de 11 mil congressistas entre os dias 16 e 19 de julho na cidade de Goiânia/GO. O congresso deste ano teve como tema “O SUS que Falta no Brasil” contando com mais de 2 mil secretários e secretarias municiais de saúde de todo o Brasil. O evento debateu experiências e discutiu desafios para promover o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

A programação iniciou no domingo (16), porém a abertura oficial do evento foi realizada nesta segunda-feira (17), às 19h, com a presença da Ministra da Saúde, Nísia Trindade e diversas autoridades. Durante o evento, a ministra assinou a ampliação em 30% dos valores repassados para custeio do Serviço Móvel de Urgência (SAMU 192), o que representa um incremento de R$ 396 milhões por ano. Com o reajuste, o total destinado ao serviço passará de R$1,3 bilhão para R$1,7 bilhão por ano. O aumento busca minimizar a sobrecarga nos municípios e também é uma forma de incentivar a universalização do SAMU 192, que desde 2013 não recebia atualização nos valores de custeio.

A ministra também anunciou a abertura de novas vagas para a qualificação de mais 180 mil Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE). Esta será a segunda turma do Programa Saúde com Agente, que promove a formação técnica permanente desses profissionais que atuam em todo o país. Ainda durante o congresso a Secretária Municipal de Saúde de Manicoré, Maria Adriana Moreira foi empossada na diretoria do CONASEMS para o próximo biênio representando todos os municípios com populações ribeirinhas em situação de vulnerabilidade.

Texto: Catarina Sampaio/ João Prado

Leia mais sobre Manicoré:

Equipe da Semsa participa de workshop sobre gestão e planejamento em saúde na Fiocruz da Amazônia

Semsa apresenta estratégias de saúde ribeirinha a residentes

Capacitação na Semsa aborda saúde na educação popular