Manicoré se prepara para realizar o maior festival de Quadrilhas do interior do Amazonas

Todos os anos, no final do período junino, o município de Manicoré (distante cerca de 330 km de Manaus) realiza o Festival Folclórico de Quadrilhas, evento considerado o maior do tipo no interior do estado do Amazonas. Este ano, o festival acontece nos dias 11 e 12 de agosto no Parque de Exposição Domingos Galdino de Melo.

A competição pelo título de campeã é disputado por 7 grupos juninos tradicionais que são: Os Granfinos na Roça de Santa Luzia, Juna de Auxiliadora, Caipiras na Roça, Juventude Unida do Manicorezinho, Juventude na Roça de São Sebastião, Explosão Junina e Unidos de Mazzarelo, sendo cada grupo folclórico representando um bairro ou região da cidade.

Cada junina também possui pelo menos duas cores e contam com torcedores que lotam as arquibancadas montadas no parque de exposição. A festa é organizado pela Liga das Quadrilhas de Manicoré e conta com investimentos da Prefeitura Municipal, Governo do Amazonas, empresas e patrocinadores e atrai turistas de toda a região.

Cultura e Tradição

Segundo a historiadora Madalena Nascimento e registros históricos, a competição tem origem em brincadeiras e danças que aconteciam nas ruas da cidade nos anos 1920 chamadas “folguedos” que alegravam as noites dos habitantes das poucas residências que existiam na época. Em 1957, a brincadeira de rua foi organizada pela primeira vez no estilo de quadrilha com cavalheiros e damas fantasiadas nas características peculiares e maior participação popular. Houve também um marcador oficial e um casamento tradicional no modo matuto.

Na gestão da prefeita Flávia Brand de Oliveira, foi oficializado o Festival Folclórico de Manicoré no ano de 1970. Nos anos seguintes o evento foi paralisado até 1975, retornando na gestão do prefeito Waldomiro Gomes e realizado com apoio da igreja católica na quadra da paroquia Nossa Senhora das Dores. A partir de 1992, o festival tomou a forma que possui hoje com comissão de coordenação, regulamentos, ornamentação, montagem de palco, apresentadores, músicos, etc.

O Festival Folclórico de 2023

Este ano, o festival já está na sua 45° edição e contará com transmissão ao vivo pelos canais oficiais da Prefeitura de Manicoré nas redes sociais, Youtube, facebook e instagram. A programação da ordem das apresentações nas duas noites já está definida, confira:

Primeira noite, sexta-feira (11/08)

1ª Os Granfinos na Roça
2ª Explosão Junina
3ª Juventude na Roça de São Sebastião

Segunda noite, sábado (12/08)

1ª Juventude Unida do Manicorezinho
2ª Os Caipiras na Roça
3ª Juna de Auxiliadora
4ª Unidos de Mazzarello

Texto: João Prado/ Prefeitura de Manicoré