Reunião com mineradores artesanais e prefeitos visa diminuir o uso do mercúrio no rio Madeira

Realizada no auditório da Câmara Municipal de Manicoré, a reunião do “Plano de Ação Nacional Ouro sem Mercúrio” contou com a participação dos mineradores artesanais do rio Madeira, juntamente com os prefeitos de Manicoré, Humaitá e Novo Aripuanã na noite desta segunda-feira (18).

A iniciativa visa realizar um levantamento para propor ações conjuntas para redução do uso de mercúrio na mineração familiar e artesanal que acontecem nesses municípios, bem como em nível nacional.

Pesquisadores do “Projeto Ochroma” também participaram da reunião. Este projeto tem por objetivo avaliar o potencial biotecnológico do uso do pau-de-balsa (Ochroma pyramidae) para substituir o mercúrio na extração do ouro.

Texto: João Prado

Leia mais sobre Manicoré

105º Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Saúde promove nova mesa diretora para o biênio 2023/2024

Inaugurada sede do Polo Médio Madeira da Defensoria Pública do Amazonas em Manicoré